Cirurgia Dermatológica
O que é Cirurgia Dermatológica?
A Cirurgia Dermatológica é a área da Dermatologia especializada em procedimentos diagnósticos, cirúrgicos, estéticos e oncológicos realizados na pele ou no tecido celular subcutâneo, que têm por objetivo prevenir, restaurar e manter a saúde de sua pele, cabelo ou unhas. Assim, o Cirurgião Dermatológico executa o diagnóstico clínico e indica o tratamento cirúrgico de lesões e tumores da pele, unhas e couro cabeludo.
Várias lesões dermatológicas podem ser tratadas de maneira cirúrgica. Os procedimentos em geral não necessitam de sedação e são realizados ambulatorialmente, em sala própria para procedimentos. Dentre as lesões tratadas podemos incluir: ceratoses seborreicas, ceratoses actínicas, nevos melanocíticos (“pintas”ou “sinais”), verrugas, acrocórdons, retirada de pequenos tumores de pele, biópsias cutâneas, etc.
Quem é o Cirurgião Dermatológico da SBCD?
Um médico dermatologista da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DERMATOLÓGICA (SBCD) é sempre um médico com título de especialista em Dermatologia, conferido pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e pela AMB (Associação Médica Brasileira). Todos os médicos que seguem estes requisitos apresentam o número do RQE (registro de qualificação de Especialista, fornecido pelo Conselho Federal de Medicina).
Procure no site do CFM (https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos) se o médico tem o RQE na especialidade anunciada.
A SBCD é uma entidade que somente aceita médicos dermatologistas titulados em seu quadro de associados. Um cirurgião dermatológico da SBCD é um médico dermatologista que pode ter foco de atuação em cirurgia dermatológica geral, oncologia cutânea e também em cosmiatria ou procedimento estéticos minimamente invasivos.
Como especialistas em procedimentos da pele e adjacências, os cirurgiões dermatológicos são qualificados para empregar uma variedade de técnicas corretivas e preventivas para manter a pele saudável e bonita.
O que um cirurgião dermatológico faz?
Os cirurgiões dermatológicos atuam em diversos segmentos, entre os quais:
- Diagnóstico e tratamento de diversas doenças da pele, cabelo, unhas e mucosas.
- Diagnóstico, tratamento e prevenção de tumores benignos e do câncer de pele.
- Prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo.
- Tratamento de cicatrizes.
- Tratamentos corporais: flacidez, gordura localizada, excesso de pelos, estrias e celulite.
Como escolher um cirurgião dermatológico?
A escolha de um profissional qualificado é o primeiro passo para assegurar a saúde e beleza da pele, o maior órgão do corpo humano. Alguns procedimentos dermatológicos aparentam ser simples, mas podem provocar problemas sérios quando realizados por profissionais sem qualificação. Além disso, caso ocorram complicações durante o procedimento, o médico dermatologista dispõe dos conhecimentos necessários para tratá-las.
Quais cuidados tomar antes de se submeter a um procedimento dermatológico?
Após escolher um médico devidamente qualificado, antes de realizar um procedimento de Cirurgia Dermatológica você deve:
- Avaliar com o médico a indicação do procedimento e esclarecer todas as suas dúvidas.
- Perguntar ao médico sobre os eventuais riscos associados ao procedimento e como evitá-los.
- Discutir com o médico suas expectativas quanto ao procedimento, lembrando que devem ser realistas, para evitar frustração ou arrependimento.
- Informar ao médico sobre quaisquer problemas de saúde existentes e medicamentos que esteja tomando.
- Realizar os cuidados pré e pós-operatórios orientados pelo cirurgião.
Os pacientes e as indicações
A idade dos pacientes varia muito. Há casos que devem ser analisados ainda na primeira infância. Marcas de nascença, pintas, sardas e manchas por exemplo, são encaminhados para análise e acompanhamento, a fim de prevenir precocemente o câncer de pele e detectar doenças genéticas.
Entre crianças maiores e adolescentes, citamos o aparecimento de verrugas, molusco contagioso, aumento de sinais ou nevos, unhas encravadas, etc.
Já entre os adultos, as lesões frequentemente tratadas são pintas e sinais, ceratoses solares e seborreicas, cistos, acrocórdons, cicatrizes e câncer de pele.
Tratamentos / Cirurgia dermatológica
Os procedimentos podem ser diagnósticos, cirúrgicos, oncológicos ou cosmiátricos. O paciente pode remover verrugas, calos, pintas, sardas e manchas de nascença. Realizar cirurgias estéticas como correção de cicatrizes hipertróficas, queloide ou marcas de acne. Também entram na lista procedimentos para suavizar rugas de expressão, manchas e irregularidades da pele.
Realizam-se também cirurgias em unhas e outros inúmeros procedimentos, inclusive para o diagnóstico e/ou tratamento de diferentes tipos de câncer de pele, retirada de tumores benignos e biópsias cutâneas.
Durante e após a cirurgia dermatológica
Na grande maioria dos casos, é utilizada a anestesia local previamente ao procedimento cirúrgico. Os procedimentos são realizados em sala cirúrgica especializada e não há necessidade de sedação na maioria dos casos. Normalmente as cicatrizes são discretas, mas dependendo do tamanho da lesão é necessário o tratamento complementar das cicatrizes.
Após a cirurgia, o paciente normalmente pode voltar às suas atividades em modo geral. Em alguns casos, quando forem realizadas suturas, os pontos devem ser retirados entre uma e duas semanas após o procedimento. A prática de exercícios físicos ou de outras atividades serão recomendadas de acordo com cada caso individualmente.
Alguns tipos de tratamentos cirúrgicos dermatológicos:
Biópsia de Pele
A Biópsia de pele é um exame muito útil e relativamente simples, se compararmos a outros tipos de exame. Se o seu médico pediu uma Biópsia de pele, a primeira coisa a fazer é confiar nele e não sair procurando informações na internet. Esclareça todas as suas dúvidas durante a consulta.
Exerese de pequenas lesões de pele
É o procedimento que consiste na remoção de pequenas lesões de pele utilizando bisturi. É feito sob anestesia local e há a necessidade de sutura, devendo o paciente comparecer ao consultório após alguns dias para retirar os pontos.
Eletrocoagulação
Consiste na remoção de lesões benignas de pele usando uma corrente, que pode ser elétrica ou radiofrequência. Essa corrente vaporiza (queima) a lesão e a cicatrização se dá lentamente num prazo de 5 a 20 dias.
Tratamento do Câncer de Pele
O câncer de pele é uma doença que se caracteriza pelo crescimento anormal e desordenado das células cutâneas, causando o que conhecemos como tumor. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.
Tratamento Cirúrgico da Unha Encravada
A unha encravada (Onicocriptose) ocorre quando uma das pontas da unha, ao crescer, literalmente “penetra” na pele em volta dela. Ao encravar, a unha promove uma reação inflamatória bastante dolorosa na pele ao redor, com inchaço do dedo afetado e eventual secreção de pus, atrapalhando muito as atividades cotidianas.
Correção de Cicatrizes
Cicatrizes podem ser o resultado de uma cirurgia, de um trauma ou mesmo de uma doença de pele antiga, como a acne. Algumas vezes as cicatrizes podem trazer grande incômodo estético, principalmente se ficarem em lugares aparentes do corpo.