Hemangioma

O hemangioma é uma palavra derivada do latim que significa respectivamente “hemagio” – vaso sanguíneo e “oma” – tumor. Também chamados de angiodisplasias ou tumores vasculares, é a formação de um tumor benigno pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou outros órgãos do corpo.

Normalmente presentes já ao nascimento, os hemangiomas podem aparecer em qualquer área do corpo, em forma de manchas de diversos tons de vermelho ou lesões nodulares de tamanhos variados.  Podem afetar alguns órgãos internos, como o fígado. Crianças com múltiplas manchas ou lesões na pele apresentam maior risco para lesões internas associadas e o dermatologista ou o pediatra podem solicitar exames complementares para o seu diagnóstico.


Diagnóstico e Tratamento de Hemangioma

O diagnóstico do hemangioma é clínico de acordo com os sinais apresentados na pele do paciente.

Muitos tipos de hemangioma regridem espontaneamente. Outros permanecem sem sintoma algum, em áreas escondidas da pele, por isso não requerem tratamento. Hemangiomas que apresentam sangramento de repetição ou são esteticamente incômodos podem ser tratados com lasers, cirurgia, infiltração e tratamento via oral.