Rugas

O processo de envelhecimento está associado a fatores intrínsecos, ou seja, fatores relacionados ao tipo de pele e à genética de cada pessoa, e também a fatores do meio ambiente.

Os fatores genéticos levarão à formação de rugas pela alteração ou perda das fibras colágenas e elásticas; pela diminuição da espessura da pele e do tecido abaixo dela; e pela ação dos músculos de expressão facial. Outros fatores genéticos também influenciam no envelhecimento precoce, como a cor da pele, o tipo de pele, os cuidados e a higiene durante os anos. Peles claras tendem a envelhecer mais rapidamente do que as mais escuras, bem como peles secas evidenciam o envelhecimento mais precocemente.

Já entre os fatores externos citamos principalmente o excesso de exposição solar, que age como acelerador do envelhecimento. É importante também considerar que pessoas com alimentação inadequada, sedentarismo ou vícios como tabagismo ou uso em excesso de álcool tendem a envelhecer mais rapidamente.

As rugas podem ser classificadas principalmente em:

 

Rugas Dinâmicas ou de Expressão: As rugas dinâmicas são aquelas visíveis no rosto em movimento. Surgem precocemente em pessoas com grande expressividade facial. São decorrentes da ação repetitiva dos músculos faciais em peles que já não têm mais tanta elasticidade. Normalmente estão localizadas entre as sobrancelhas, na testa, no canto externos dos olhos e ao redor dos lábios, principalmente sobre o lábio superior. Por serem relacionadas ao movimento, uma ótima opção é o tratamento com a toxina botulínica, que reduz a força dos músculos

 

Rugas Estáticas: As rugas estáticas são aquelas mais profundas e visíveis no rosto mesmo com a face em repouso, sem movimentação dos músculos da mímica facial.

As rugas também podem ser decorrentes da flacidez da pele, criada pela redução do colágeno e/ou redução da gordura que está abaixo da pele. Para essas situações, o tratamento mais indicado é o preenchimento com ácido hialurônico

Ao avaliar a face do paciente quanto aos sinais de envelhecimento e à presença de rugas, o Dermatologista vai identificar o que pode ser melhorado em cada paciente. 

O tratamento sempre inicia com adequada hidratação e proteção solar. Na sequência, podem ser indicados inúmeros procedimentos com a finalidade de melhorar o colágeno, repor o volume perdido e reduzir a contração muscular.