Aplicação de Bioestimuladores e Skinboosters

Em inglês, skin significa pele e boosters significa intensificadores. Assim, o termo se refere à aplicação de “intensificadores ou potencializadores” da pele, ou seja: a injeção de produtos à base de ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático ou policaprolactona; para restaurar o tônus e a hidratação da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Cientificamente comprovados, os skinboosters atuam na formação de um reservatório hídrico de longa duração na derme. O resultado final é uma pele mais firme, elástica e hidratada. É um dos tratamentos mais indicados hoje em dia para hidratar a pele de forma mais profunda e principalmente mais duradoura.

A técnica é um método inovador que devolve a vitalidade da pele utilizando ingredientes que já estão presentes no nosso organismo e que foram perdidos ao longo dos anos. O ácido hialurônico e o colágeno trabalham em conjunto para garantir firmeza, elasticidade e hidratação à pele. Conforme sua produção vai diminuindo, a pele vai ficando mais fina, flácida e começam a aparecer as primeiras rugas e marcas de expressão.

A ideia é devolver às células o que foi perdido de maneira mais profunda que os atuais cremes, porém utilizando os mesmos ingredientes. Os cremes são ótimos hidratantes, mas não conseguem penetrar nas camadas mais profundas da pele, tornando o seu efeito temporário e superficial.

Os skinboosters não são preenchedores cutâneos e não têm a função de aumentar o volume ou corrigir contornos. O produto, apesar de possuir o mesmo ingrediente ativo dos volumizadores, apresenta uma concentração menor de ácido hialurônico e uma diferente apresentação do composto, desenvolvida exclusivamente para hidratação profunda e estimulação local das fibras de colágeno.

Diferentemente do ácido hialurônico, que é um hidratante da pele, algumas substâncias, como a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, atuam estimulando o organismo a produzir mais colágeno e melhorar graus leves de flacidez facial e corporal.


Indicação dos bioestimuladores e skinboosters

Skinboosters são indicados para peles que precisam melhorar a hidratação natural. Hidratam a pele e suavizam rugas finas e superficiais. A aplicação pode ser realizada em homens e mulheres, sem limite pré-estabelecido de idade.

Bioestimuladores são aplicados na face, pescoço, colo, mãos e em outras partes do corpo, como braços, abdome e glúteos. No pescoço e colo colaboram para o aumento de colágeno na região reduzindo linhas verticais e horizontais. Nas mãos, a aplicação melhora o aspecto envelhecido e ressecado, o que normalmente acontece a partir dos 40 anos. Já seu uso no abdome, braços e glúteos pode reduzir a flacidez e ter efeito lifting.


Contra-Indicações dos bioestimuladores/skinboosters

Não são indicados nos casos de:

  • gravidez;
  • doenças autoimunes, como o lúpus;
  • lesões ou ferimentos no local da aplicação.


O tratamento com bioestimuladores/skinboosters

O tratamento é feito após o dermatologista avaliar o tipo de pele e determinar as áreas de aplicação. É um método pouco doloroso, onde o paciente sente apenas a sensação da picada da agulha, pouco invasivo e o paciente pode retomar a sua rotina normalmente após as aplicações.

O médico aplica o produto após anestesia local, utilizando agulha ou cânula. A técnica depende do produto e da área a ser tratada.

Os efeitos são notados parcialmente no primeiro dia, acentuando-se após semanas a meses da aplicação (dependendo da substância utilizada) com a estimulação da produção do colágeno e a atração de água para a região.

Em alguns casos recomenda-se, para um melhor efeito, maior, a aplicação de até três sessões com intervalos mensais. Depois, os resultados podem ser mantidos com uma aplicação a cada 10 a 18 meses, dependendo da necessidade individual de cada organismo.