Tratamento de Estrias

As estrias estão no ranking das queixas que mais atormentam as mulheres e até alguns homens. Sabemos que são difíceis de tratar, apesar das várias opções disponíveis.

Estrias são uma afecção dermatológica causada pelo estiramento excessivo e consequente rompimento das fibras que sustentam a derme (camada intermediária da pele). São pequenas lesões lineares ou fissuras, que tendem a aparecer já na adolescência, devido ao crescimento acelerado, alterações drásticas de peso ou alterações hormonais. Aparecem normalmente nas regiões do abdômen, nas pernas, nos glúteos e nos seios.


Quais são as causas das estrias?

As estrias são lesões ou cicatrizes atróficas, provenientes da destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ocorrem normalmente durante períodos em que a pessoa tem um aumento corpóreo decorrente do ganho de peso, gravidez, musculação excessiva, colocação de próteses, principalmente mamárias e até o uso de anabolizantes, estrógeno e hormônios adrenocorticais (uso prolongado e em altas doses de corticóides, por exemplo). Além disso, acredita-se que fatores genéticos também estejam envolvidos.


Como Prevenir

Alimente-se Corretamente

Aquele clichê: “Você é o que você come.”, é realmente verdadeiro!

Beba bastante água e evite os fatores que favoreçam o aparecimento das estrias o quanto antes.

Manter o peso com exercícios, ter uma dieta saudável e balanceada, rica em vegetais, frutas, legumes e cereais, vão trazer benefícios muito além da simples prevenção de estrias.

Peixes, óleos vegetais como o de oliva ou girassol e também castanhas, atuam no processo antiinflamatório por possuírem ômega 3. Além disso, esses alimentos também estimulam a produção de colágeno, pois são ricos em cobre, selênio, zinco e silício.

Alimentos ricos em vitaminas A, C e E como a cenoura, o brócolis, o espinafre, a rúcula, o agrião, os óleos vegetais e as frutas como manga, kiwi, mamão, laranja, acerola, limão, abacaxi e tangerina fortalecem o sistema imunológico, limpam e renovam a pele, combatem o envelhecimento precoce, dão vigor e maciez.

Mexa-se!

Pratique exercícios físicos para manter a elasticidade dos músculos e da pele, além de aumentar a circulação sanguínea e ajudar na queimar gorduras. Exercícios como caminhar, correr, exercícios aeróbicos e de musculação como abdominais, agachamentos, flexões e elevação das pernas são eficientes na manutenção da elasticidade do corpo e da pele.

Abuse de cremes hidratantes

Para garantir uma hidratação adequada da pele, é importante o uso de produtos à base de uréia, óleo de semente de amêndoas e uva, rosa mosqueta, ácido hialurônico e lactato de amônio.

Massageie as regiões propícias ao aparecimento de estrias diariamente com cremes hidratantes. Essa pratica ajuda a estimular a circulação e a prevenir a flacidez.


Tratamentos para Estrias

Existem diversos tipos de tratamento para as estrias. As estrias avermelhadas são geralmente recentes e mais fáceis de tratar enquanto as esbranquiçadas são normalmente mais resistentes aos tratamentos.

Há vários tratamentos para estrias. Geralmente iniciam com o uso de cremes contendo ácido, para estimular o colágeno através da inflamação local. Estrias avermelhadas podem ser tratadas com luz pulsada,  entre outras tecnologias.  Estrias esbranquiçadas comportam-se como cicatrizes atróficas e são mais difíceis de tratar. Opções terapêuticas são o microagulhamento, lasers fracionados (Erbium, CO2, 2940nm, etc), radiofrequência e peelings.

Procure um dermatologista e se informe sobre os melhores métodos para tratar o seu caso.