Dermatologia Clínica

A Dermatologia Clínica é a área da dermatologia que tem como foco as doenças que afetam a pele, os cabelos e as unhas. Desde 1797, com o médico Robert Willian, que escreveu a primeira literatura da dermatologia, a medicina tem cada vez mais se preocupado com questões relacionadas à pele, já que este é o maior órgão do ser humano, com aproximadamente 2 metros quadrados em um homem adulto.

O Médico Dermatologista é o especialista na pele. Para ser Dermatologista, o médico passa por uma especialização de 3 a 4 anos, que envolve prática prévia em Clínica Médica, a fim de conhecer o organismo como um todo. Após concluir a sua formação, deve ser aprovado na prova de título da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para pesquisar se o médico tem esta formação, acesse https://www.sbd.org.br/associados/.

A Dermatologia pode ser subdividida em áreas de atuação, dentre elas a dermatologia clínica, a cirurgia dermatológica e a dermatologia para fins estéticos

A dermatologia clínica envolve o diagnóstico e tratamento das doenças da pele e seus anexos: glândulas, cabelo e unhas.

Muitos são os tratamentos disponíveis e o dermatologista irá recomendar o melhor deles após os exames, a avaliação do quadro clínico e as necessidades do paciente.

Algumas doenças de pele que mais levam os pacientes a procurar o Dermatologista:

Acne

Cravos e espinhas formam um conjunto de características conhecidas como acne. A acne pode se manifestar em diferentes estágios e os tratamentos são baseados de acordo com a sua gravidade.

Melasma

Caracteriza-se por manchas de tom mais escuro que a cor natural da pele. As manchas aparecem nas áreas convexas da face, que são naturalmente mais expostas ao sol. As mulheres são mais acometidas, talvez por influência hormonal.

Rugas

O processo de envelhecimento está associado a fatores intrínsecos, ou seja, fatores relacionados ao tipo de pele e à genética de cada pessoa, e também a fatores do meio ambiente.

Olheiras

A pele fina e delicada ao redor dos olhos sofre com o excesso de pigmento que pode ter origem melânica (pigmento natural produzido na pele) ou por acúmulo de vasinhos no local (acúmulo de hemoglobina, pigmento vermelho do sangue que quando oxidado se torna arroxeado).

Dermatite Atópica

Inflamação crônica, mais comum em quem possui asma, rinite alérgica ou urticária, pode ter relação genética e geralmente inicia ainda na infância.

Dermatite Seborreica

Inflamação crônica da pele, com descamação (comumente conhecida como caspa) e vermelhidão principalmente no couro cabeludo e na face.

Rosácea

A rosácea é uma doença crônica da pele, de causa não estabelecida, que se manifesta por uma vasodilatação intermitente ou permanente dos vasos sanguíneos da face, fazendo com que haja vermelhidão, inchaço e inflamação na pele do rosto.

Alterações das Unhas

Alguns cuidados podem ajudar no fortalecimento das unhas. Porém, caso essas medidas não surtam efeito, pode ser sinal de que há outros fatores sistêmicos envolvidos e um dermatologista deve ser consultado para que o correto diagnóstico seja realizado

Estrias

Causadas pelo estiramento e rompimento das fibras, aparecem com frequência em mamas, coxas, bumbum, braços, etc.

Dermatoses Virais

Causadas por vírus, manifestam-se de diversas formas como verrugas vulgares, herpes simples, herpes zoster, dentre outras.

Hemangioma

Normalmente presentes já ao nascimento, os hemangiomas podem aparecer em qualquer área do corpo, em forma de manchas de diversos tons de vermelho ou lesões nodulares de tamanhos variados.  Podem afetar alguns órgãos internos, como o fígado.

Hiperidrose ou Suor Excessivo

Suor excessivo principalmente nas mãos, pés, axilas e virilhas. O dermatologista pode fazer o acompanhamento clínico inicial, sugerir tratamentos e também avaliar quando a cirurgia corretiva for necessária, encaminhando assim para um cirurgião especializado.

Vitiligo

Manchas brancas no corpo de causa não muito bem estabelecida. Não é contagioso e é uma doença crônica. O dermatologista é o especialista indicado para o seu diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

Psoríase

Doença inflamatória crônica sem cura, porém com diferentes tratamentos que podem controlá-la e melhorar a qualidade de vida de seus pacientes. O correto diagnóstico e também um tratamento adequado são essenciais para a diminuição das placas avermelhadas e descamativas, comuns tanto na pele como no couro cabeludo.

Micoses de Pele, Unhas e Cabelos

As micoses são doenças causadas por diferentes tipos de fungos e que podem ser contagiosas ou não. São infecções incômodas e resistentes e podem ser confundidas com outras dermatoses, como alergias e outras infecções. 

Queda de Cabelo

Várias são as causas que podem levar à queda de cabelo. O acompanhamento de um dermatologista é essencial para um correto diagnóstico e consequentemente o tratamento adequado.