Dermatoses Virais

Várias afecções dermatológicas são causadas por vírus. Leia abaixo alguns exemplos de dermatoses virais:

Verrugas vulgares

São tumorações benignas da pele, geralmente com aspecto “áspero”, cor da pele e com pontos pretos em seu interior. São causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV) e transmitidas pelo contato direto com pessoas ou objetos infectados, por relações sexuais, pelo canal do parto; ou mesmo pelo próprio indivíduo, que transmite para outros locais do corpo através do toque ou ato de coçar (autoinoculação). Podem aparecer em diferentes partes do corpo e geralmente não apresentam sintomas, com exceção das verrugas plantares, que podem doer ao caminhar. Algumas verrugas somem sem tratamento algum, porém lesões persistentes podem ser tratadas com géis coloidais tópicos, nitrogênio líquido, aplicação de ácidos no consultório ou eletrocoagulação. Quanto antes for realizado o tratamento, melhor o prognóstico. É importante não realizar tratamentos caseiros sem a orientação do dermatologista para evitar piora do quadro e transmissão para outras pessoas.

Herpes simples

Lesões bolhosas dolorosas causadas pelo Herpes simples vírus tipo 1 ou 2. O tipo 1 geralmente acomete os lábios, a região ao redor da boca ou do nariz. O tipo 2 é encontrado nas formas genitais e causa úlceras dolorosas, sendo transmitido por via sexual. Cerca de 90% da população é portadora do vírus, mas nem todas as pessoas manifestam as lesões clínicas. Fatores como exposição solar prolongada, queda da imunidade e tratamentos dermatológicos ablativos podem levar a novas lesões. Durante as crises, as lesões contêm grande quantidade de vírus e são extremamente contagiosas, por isso é preciso precaução e cuidados. Existem tratamentos tópicos e medicações orais que auxiliam na redução do tempo das lesões e evitam novas crises, mas precisam ser iniciadas precocemente.

Herpes Zoster

Da família dos Herpes Vírus, essa erupção cutânea é causada pelo vírus Varicella-Zoster, o mesmo causador da varicela ou catapora. Quando há exposição ao vírus da catapora, ele permanece nas terminações nervosas do indivíduo. Com o passar dos anos, doenças, stress ou queda da imunidade reativam o vírus, dando origem a lesões bolhosas dolorosas. Acompanham uma ramificação nervosa, geralmente no tronco e são unilaterais e mais comuns em pessoas idosas. O tratamento deve ser iniciado de forma precoce para evitar a sequela mais importante, a neuralgia pós-herpética. A neuralgia é uma dor importante no trajeto do nervo que foi afetado pelo Zoster e pode permanecer por meses ou até anos.

Molusco Contagioso

Infecção viral contagiosa relativamente comum nas crianças, caracterizada por pequenas pápulas (ou “bolinhas”) da cor da pele, muitas vezes confundidas com verrugas vulgares. O contato direto é a forma de contágio mais comum que existe para esse tipo de infecção. Mais comum de ocorrer em pessoas já com o sistema imunológico enfraquecido e em crianças, especialmente nas que possuem pele seca e nas alérgicas. O melhor tratamento é a retirada das lesões feita sob anestesia em creme no consultório dermatológico. Quando as lesões são muito numerosas, ou a criança é muito pequena, o procedimento deve ser realizado sob sedação no centro cirúrgico.