Melasma

O melasma caracteriza-se por manchas de tom mais escuro que a cor natural da pele. As manchas aparecem nas áreas convexas da face, que são naturalmente mais expostas ao sol. As mulheres são mais acometidas, talvez por influência hormonal. Uso de anticoncepcionais e gestação são fatores desencadeantes comuns.

Essas manchas são caracterizadas pelo excesso de melanina nas regiões afetadas, causando pigmentação não uniforme da pele. Um dos maiores desafios da dermatologia atual é tratar essa doença, que pode se mostrar resistente e imprevisível na resposta aos tratamentos em alguns casos.

Causas do Melasma

O melasma acomete pessoas com tendência genética/histórico familiar, expostas à radiação ultravioleta emitida pelo sol. Outros tipos de energia luminosa como a luz visível, infravermelho e até lasers e luz pulsada podem agravar o quadro ou dificultar o tratamento.

Tratamentos do Melasma

Após o diagnóstico da doença, o dermatologista indicará o tratamento mais indicado para cada caso, tratando as manchas e evitando sua recidiva. Para todos os casos é indicada a proteção solar criteriosa.

Os tratamentos visam uniformizar o tom da pele, porém não há garantias de que o problema não volte futuramente.

Os principais tratamentos incluem: cremes clareadores noturnos e/ou diurnos, tratamentos via oral, microagulhamento, drug delivery, peelings superficiais e alguns tipos de lasers.

Conhecendo um pouco m ais dos tratamentos utilizados em Melasma

Clareadores tópicos: ajudam na remoção das manchas devido aos seus componentes clareadores, como a hidroquinona e seus derivados, ácido retinóico, glicólico, fítico, kójico e azeláico. Os resultados iniciam a partir do segundo mês, sendo que alguns pacientes não respondem ao tratamento.

Microagulhamento: através de microperfurações na pele, a inflamação que está envolvida no melasma reduz e as manchas clareiam.

Drug- delivery: após o microagulhamento, podem ser aplicados medicamentos especiais na pele, como o ácido tranexâmico.

Peeling químico: é uma esfoliação mais intensa e profunda na qual a pele é propositalmente desgastada para se renovar. Os peelings podem clarear a pele de forma gradual e até mais rapidamente do que os cremes. Existem diversos tipos de peelings: alguns mais superficiais e outros mais profundos.

Laser: lasers de baixa energia agem por efeito fotoacústico, quebrando as partículas de pigmento lentamente, com maior segurança para o paciente e também menor risco de efeito rebote.

Expectativas e prevenção do Melasma

Normalmente o melasma melhora muito se o tratamento for seguido à risca, mas é preciso estar ciente de que a doença poderá reaparecer caso a paciente não se proteja corretamente do sol. O melasma, apesar de poder ser controlado, ainda não tem cura.

A prevenção, conforme mencionado anteriormente, é feita mediante o uso diário de filtro solar com o fator de proteção solar 50 ou superior. Além de prevenir o melasma, o paciente ainda se protege contra outras doenças, como o câncer de pele; e contra o envelhecimento. Vale lembrar que proteções físicas como chapéus, bonés, óculos, camisetas e roupas em geral são uma ajuda coadjuvante de proteção do rosto e corpo contra os raios nocivos à pele.