A dermatologia e as idades especiais

Você sabia que a pele vai mudando ao longo dos anos? Hidratação, textura, espessura, as células e as proteínas que compõem a pele vão sofrendo muitas alterações.

As pessoas também são assim… por isso, cabe ao médico abordar cada idade da melhor forma, a fim de estabelecer uma conexão com o paciente e aumentar a chance de sucesso no tratamento.

Nossa equipe é treinada para atender pacientes com qualquer idade ou condição especial.


AS CRIANÇAS

Na infância, é necessário que o Dermatologista tenha uma visão clínica apurada, pois muitas vezes as doenças de pele estão associadas a doenças sistêmicas, como é o caso das alergias e genodermatoses.

Muitos bebês já inspiram cuidados dermatológicos. Citamos aqui a dermatite da área da fralda e manchas congênitas como causas mais comuns de atendimento dermatológico.

As dermatites (alergias de pele) podem iniciar ainda nos primeiros meses. Como o sistema imunológico dos bebês ainda é imaturo, se houver predisposição genética, diversas substâncias podem funcionar como alérgenos: alimentos (inclusive o leite), poeira, pólen, picada de insetos, produtos de limpeza.

Crianças em idade escolar apresentam contato estreito. Por isso, dermatoses infecciosas, como impetigo, viroses cutâneas, escabiose (sarna), pediculose (piolho), são bem mais comuns nessa faixa etária.

O fato de brincarem ao ar livre também as torna mais suscetíveis a picadas de inseto, além de queimaduras solares e acidentes com escoriações e cortes.

 


ADOLESCENTES

Adolescentes enfrentam um período de desequilíbrio hormonal. Essa variação torna a pele oleosa e suscetível à acne e à dermatite seborreica; o colágeno está mais frágil, com consequente aparecimento de estrias. Surgem os pelos, muitas vezes indesejáveis; além do aumento da sudorese, muitas vezes acompanhada de odor.  

Nessa fase as dermatites podem piorar, podem surgir outras doenças mais raras como vitiligo e psoríase.

Também enfrentam um período de fragilidade e instabilidade emocional, e a abordagem médica durante a consulta deve ser cuidadosa. Lembrando que desequilíbrio emocional pode desencadear diversas condições dermatológicas.

As questões da pele adolescente costumam ser negligenciadas pelos pais: “coisa da idade”. Mas a verdade é que todas elas incomodam profundamente este paciente. Para os adolescentes é muito importante estar bem perante os amigos, e a aparência é o primeiro passo. Por isso, a consulta com o Dermatologista está sempre indicada, e o profissional deve ser assertivo na abordagem para que a proposta de tratamento seja seguida (adesão entre adolescentes também é um problema!), trazendo melhora da pele e da qualidade de vida.


GESTANTES

Da mesma forma que os adolescentes, as gestantes passam por uma fase de alteração hormonal e labilidade emocional. Essas condições exigem atenção, pois refletem diretamente na qualidade da pele.

As alterações da pele da gestante podem ser divididas em fisiológicas (alterações que não caracterizam doença) e patológicas (são doenças de pele e merecem tratamento)

Entre as alterações fisiológicas estão o aumento das “pintas de beleza”, o escurecimento de áreas específicas do corpo (como a linha da barriga e as aréolas) e aumento dos pelos.

Quanto às alterações patológicas, temos:

Acne: peles acneicas normalmente pioram no primeiro trimestre da gestação. Atenção: alguns ativos para tratar acne são proibidos na gestação.

Melasma: pode aparecer ou piorar durante toda a gestação.

Estrias: normalmente surgem ao final, relacionadas ao ganho excessivo de peso. Alguns tratamentos podem ser feitos já durante a amamentação, desde que as estrias não sejam nos seios.

Retenção de líquido: leva à celulite e varizes.

Alergias próprias da gestação: iniciam no último trimestre e podem ser controladas com algumas medicações.

Se você está grávida, faça um acompanhamento dermatológico. Assim, você poderá ter a certeza de estar fazendo o melhor tratamento sem comprometer a saúde do seu bebê.

 


IDOSOS

A pele do idoso é mais fina, menos elástica e produz menos secreção sebácea. Com tudo isso, torna-se mais suscetível a diversas condições:

Eczema asteatósico: é a dermatite da pele seca: peles muito secas ficam desprotegidas e propensas a irritações;

Câncer de pele: feridas que nunca cicatrizam ou manchas escuras, principalmente em áreas expostas ao sol;

Dermatite de contato a cosméticos e produtos de limpeza e higiene pessoal;

Feridas crônicas e escaras: principalmente em pacientes acamados;

Alteração das unhas, micoses nos pés, calosidades: pelo uso crônico de calçados fechados.

Sua consulta médica difere das outras idades porque o idoso apresenta menor autonomia para expor suas queixas, para ser examinado, para entender o tratamento. É uma consulta que demanda mais tempo e atenção. Se você desejar marcar consulta para um familiar idoso, avise à secretária, pois reservaremos um horário especial para atendê-lo com o carinho merecido.

Av. Pres. Getúlio Vargas, 2932 | Cj 1603 | Água Verde | Curitiba | PR 

Telefone: 41 3343 4660