Luz Intensa Pulsada

Tecnologia que emite feixes de luzes que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos.

No tecido que está sendo tratado existem componentes que atraem a luz: são os cromóforos. Eles convertem a energia luminosa que receberam do equipamento em calor, coagulando o tecido e ativando, também, reações químicas do organismo. Os principais cromóforos são a melanina (pigmento marrom, que é atacado nos tratamentos de manchas senis e na epilação) e a hemoglobina (pigmento vermelho, presente nos “vasinhos” da face e nos hemangiomas)

 

Luz pulsada para melhora da qualidade da pele da face e pescoço

Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos no rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da pele responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno).

 Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida melhora da aparência de rugas finas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo e na elasticidade.

Além de ser aplicada na face, pode ser utilizada no pescoço e colo, visando também o aumento da espessura da pele e melhora da flacidez.

 

Luz pulsada para Rosácea e Vasos dilatados na face

A rosácea é uma doença da pele que cursa com o aumento da vascularização da pele centro-facial, dando uma cor rosada com ou sem vasos sanguíneos visíveis (chamados telangiectasias faciais).

O tratamento com luz pulsada atinge a hemoglobina que está em excesso na pele avermelhada, melhorando a cor, além de “secar” as telangiectasias.

 

 

Luz pulsada para manchas senis

A luz é aplicada diretamente sobre as manchas e destrói o pigmento que as forma. Nos dias seguintes, formam-se pequenas crostas sobre as manchas e a cicatrização acontece entre 10 e 20 dias.

Este tratamento é o mais indicado para as manchas do dorso das mãos e da face. Apresenta índice baixo de complicações e resultados satisfatórios já na primeira sessão em muitos pacientes. Para aumentar a chance de sucesso, escolha um médico dermatologista para tratar suas melanoses.

 

Luz pulsada para estrias vermelhas

As estrias recentes, avermelhadas, podem se beneficiar muito do tratamento com luz pulsada, já que a luz estimula a melhora das fibras colágenas e elásticas e trata a hemoglobina presente na estria. Estrias antigas, brancas, infelizmente respondem mal à luz pulsada

 

Contraindicações: cuidado com o melasma

Assim como outros procedimentos, é contraindicada em gestantes.

Atenção se você apresenta melasma: apesar da luz destruir a melanina, ela pode fazer com que sua pele produza mais pigmento: é o efeito rebote. Não faça tratamento com luz pulsada se você tem melasma, sob risco de apresentar uma grande piora após o procedimento.

 

Pré e pós-procedimento

Pode haver necessidade de preparar a pele antes da luz pulsada. O dermatologista vai informa-lo sobre o preparo. Não esqueça da proteção solar.

A luz pulsada é realizada em ambiente clínico. Após a limpeza da pele, pode ser aplicado um creme anestésico. Em geral, a luz pulsada traz apenas um leve desconforto e uma sensação de calor.

Após o procedimento, pode haver vermelhidão, inchaço e a formação de crostas sobre melanoses ou vasinhos tratados. Aguarde as crostas caírem, sem forçar, o que acontecerá entre 1 e 3 semanas.

O retorno ao consultório é feito ao redor de 30 dias, quando pode ser indicada uma nova sessão.