Preenchimento com Ácido Hialurônico

O ácido hialurônico (AH), presente em vários cosméticos com a finalidade de hidratar e restaurar peles danificadas, é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e que preenche os espaços entre as células corporais garantindo sustentação e vitalidade aos órgãos e sistemas.

Quando a pele é jovem, lisa e elástica, o tecido possui grande quantidade de ácido hialurônico. À medida que o organismo vai envelhecendo, a quantidade de ácido hialurônico também diminui, reduzindo a hidratação e a elasticidade, o que contribui para a perda de volume facial e o surgimento de rugas, marcas de expressão e flacidez.

Fatores como excesso de exposição solar, estresse, falta de hidratação e má alimentação influenciam no desenvolvimento de rugas, marcas de expressão, manchas, perda de volume e flacidez na pele, principalmente na face e nas regiões oculares, bochechas e queixo, pois ajudam na degradação precoce dos níveis de ácido hialurônico na pele.


O que é?

O ácido hialurônico é um composto orgânico constituído de ácido glucurônico e n-acetilglucosamina. É um líquido viscoso, claro e solúvel em água. É encontrado em abundância nos animais e sua quantidade é inversamente proporcional ao tempo de vida do organismo. Em humanos, ajuda a prevenir a integridade das células e das fibras de colágeno, a proteína essencial para a sustentação e elasticidade da pele.

Produzido de forma sintética com fins medicinais e estéticos, é produzido laboratorialmente pela fermentação de substratos vegetais realizada por bactérias. Através de técnicas avançadas, o conteúdo da bactéria é eliminado por purificação e o gel de ácido hialurônico pode ser utilizado em humanos.

Dessa forma, é utilizado na indústria de cosméticos como ingrediente em cremes corporais, loções, géis, shampoos, condicionadores de cabelos, cremes anti-idade, etc. Na dermatologia estética, é utilizado em géis concentrados que são injetados diretamente no tecido que se deseja tratar.


Tipos de tratamento com ácido hialurônico

Hidratação da Pele (Skinboosters): utiliza molécula de ácido hialurônico menos densa, com menor capacidade de volume e sim de hidratação profunda por atrair água ao local onde é injetado. É indicado para o rosto, pescoço, colo, mãos e outras áreas. Pode ser usada como monoterapia ou associada a luz intensa pulsada ou lasers fracionados para aumentar a potência dos resultados.

Aumentar o volume ou corrigir contornos do rosto: indicado para reposicionar os tecidos abaixo da pele que “caem” com o envelhecimento, o preenchimento corrige o “bigode chinês”, as rugas em marionete, as rugas ao redor dos olhos e até o queixo duplo. Além disso, pode ter efeito lifting se aplicado nos pontos e na quantidade correta.

Preenchimento dos Lábios: realizado de forma natural e harmoniosa respeitando os traços do paciente, as aplicações do ácido conferem um aumento do volume e aumentam a definição dos contornos labiais.

Preenchimentos Corporais: indicado para a correção de pequenas e médias depressões causadas por cicatrizes ou celulite de graus avançados.

Rejuvenescimento das mãos: as aplicações melhoram as rugas finas e a flacidez da pele, dando mais vitalidade à região. Pode ser associada à luz intensa pulsada para suavizar manchas e lasers fracionados para potencializar os resultados.

Cicatrizes: o preenchimento ácido hialurônico é também indicado para o tratamento de cicatrizes profundas como as causadas pela acne, suavizando as marcas deixadas pelos cravos e espinhas.

Na medicina convencional é usado também na reabilitação nos casos de artrose, uma doença crônica que ataca as articulações.


Contraindicações ao tratamento com ácido hialurônico

A injeção de ácido hialurônico é contraindicada nas seguintes situações:

  • Portadores de doenças autoimunes em atividade, como lúpus;
  • Gestantes ou mulheres em fase de amamentação;
  • Pacientes com histórico de alergia aos componentes da medicação a ser aplicada;
  • Pacientes com a pele do local a ser tratado inflamada ou ferida.

Como são realizadas as aplicações?

As aplicações são realizadas no consultório, em local apropriado para procedimentos, e geralmente não é necessário realizar anestesia prévia. Contudo, para pessoas mais sensíveis, pode ser feita a aplicação de anestésico tópico prévio ou anestesia local por meio de bloqueios que anestesiam toda a região que se deseja tratar. Alguns tipos de ácido hialurônico também apresentam anestésico misturado à sua fórmula, o que promove ainda mais conforto ao paciente.

É um procedimento considerado seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação e melhoram ao longo de uma a duas semanas, com a redução do inchaço local e estabilização do quadro.

Com o avanço da indústria, a reologia, que estuda a mecânica dos fluidos, contribui para o desenvolvimento de fórmulas com ácido hialurônico cada vez mais purificadas e com menos efeitos colaterais. Essa ciência estuda diferentes apresentações de ácidos hialurônicos, que podem ser mais espessos – para locais onde é necessário maior volume – até soluções mais fluidas, que promovem maior hidratação e menos edema ou inchaço nas áreas aplicadas. Com isso, para cada região da face e do corpo, assim como para cada tipo de indicação, um ácido hialurônico diferente é indicado.


Duração dos Efeitos do preenchimento ácido hialurônico

A duração dos efeitos pode durar de seis meses a dois anos, dependendo do local, do tipo de ácido hialurônico utilizado, da quantidade aplicada e da resposta individual de cada paciente.


Cuidados Antes e Depois do Preenchimento


Antes

  • Fazer uma consulta médica para determinar se o ácido hialurônico é indicado para você, qual o melhor tipo de acordo com o efeito desejado e retirar as dúvidas.


Depois

  • Evite a exposição solar do local tratado por aproximadamente uma semana;
  • Aplique filtro solar na região tratada;
  • Não massagear as áreas tratadas;
  • Evite limpeza de pele ou higiene excessiva no dia da aplicação;
  • Evite fazer exercícios com contato físico no dia da aplicação para evitar traumas locais;


Efeitos colaterais e complicações do preenchimento com ácido hialurônico

Podem ocorrer pequenos hematomas (“manchas roxas”) e inchaço no local da aplicação por cerca de uma semana após o procedimento.

Eventualmente, podem ocorrer reações alérgicas tardias com formação de nódulos.

Escolha sempre o médico Dermatologista para a realização de qualquer procedimento no seu rosto. Sendo especialista, ele vai poder escolher a melhor técnica para o seu caso, avaliar a chance de sucesso e minimizar complicações e efeitos colaterais.


Cremes contendo ácido hialurônico

Vários produtos de diversas marcas e preços estão disponíveis e ajudam na manutenção dos resultados adquiridos após a aplicação injetável do ácido hialurônico. Os cremes à base de ácido hialurônico são hidratantes e ajudam a prevenir o envelhecimento da pele, mas sozinhos não são tão eficazes quanto as aplicações injetáveis, pois como a maioria dos cremes e loções não penetram nas camadas mais profundas da pele. Além disso, manter a pele hidratada e sadia com ingestão frequente de água é essencial para prolongar os resultados desse tratamento.