Toxina botulínica: Tratamento do Pescoço

Diferente da face, o pescoço possui a pele mais fina e delicada, pobre em glândulas sebáceas e menos resistente às agressões do dia-a-dia. Com isso, a ação dos raios solares, assim como outras alterações do meio externo são mais pronunciadas nessa porção do corpo. A queixa de flacidez e de rugas nessa região é muito constante nos consultórios dermatológicos e a aplicação de toxina botulínica pode ser uma grande aliada no tratamento.

A toxina botulínica é bastante indicada para a aplicação nas rugas horizontais e verticais que surgem na região do colo e do pescoço, popularmente chamadas de “pescoço de peru”. Essas marcas podem ser suavizadas com a aplicação da toxina botulínica no músculo chamado platisma, que desce da mandíbula até a região da clavícula. Com a idade avançando há uma alteração na contração desse músculo, o que colabora na formação das rugas.


Indicações no tratamento de rugas do pescoço com toxina botulínica:

Assim como na face, o tratamento tem melhor efeito em pacientes com rugas e flacidez leve. Nos casos mais avançados, a aplicação deve ser associada a outro procedimento, como a colocação de fios de sustentação, aplicação de bioestimuladores ou luz intensa pulsada.

Também não há idade mínima para iniciar o tratamento. A primeira aplicação deve ser realizada quando o paciente se sentir pronto para iniciar o tratamento juntamente com a indicação médica.


Efeitos do tratamento de rugas do pescoço com toxina botulínica:

Como já comentado, a toxina botulínica bloqueia a liberação do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável por transmitir as mensagens elétricas do cérebro aos músculos, apenas no local onde é aplicada. Ou seja, com a terminação nervosa sem a capacidade de transmitir o impulso elétrico, ocorre a paralisação dos músculos tratados, que param de contrair.

Os efeitos da aplicação da toxina botulínica na musculatura do pescoço não são imediatos, há um intervalo de tempo geralmente em torno de sete dias entre a aplicação e o início dos efeitos na musculatura.

Os pacientes relatam uma sensação de ligeiro enrijecimento e repuxamento na pele do pescoço nos primeiros dias de ação da substância. Por volta da segunda semana depois do tratamento já é possível verificar o resultado final, com uma aparência mais lisa do pescoço, assim como um efeito lifting leve (tracionamento da pele).


Duração dos efeitos no tratamento de rugas do pescoço com toxina botulínica:

Os efeitos da aplicação da toxina botulínica costumam persistir por quatro meses, em média, após o procedimento.