Vitiligo

O vitiligo é uma doença de pele não contagiosa que afeta os melanócitos, células responsáveis pela produção do pigmento natural da pele – a melanina.

Ao perder a pigmentação original, a pele do paciente apresentará manchas brancas, dispostas de forma localizada ou cobrindo grandes áreas da superfície da pele.

Quais são as causas do vitiligo?

As causas do vitiligo ainda não foram precisamente encontradas. A teoria mais aceita é que o vitiligo seja provocado pelo sistema imunológico, ao entender erroneamente que deve destruir os melanócitos, as células que produzem a melanina. Lembrando que o sistema imunológico é responsável pelas defesas do organismo, mas quando está alterado pode agir contra o próprio organismo, causando as doenças chamadas autoimunes.

O aparecimento do vitiligo não está associado à idade, gênero ou qualquer outra característica do ser humano. Ele pode aparecer em pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, e é mais comum em pessoas com antecedentes na família.

Quais são os sinais que indicam o vitiligo?

Os sinais do vitiligo são as manchas brancas, que podem aparecer de maneira súbita ou de forma gradual. As bordas dessas manchas são bem definidas e podem se apresentar de diversos tamanhos e formas. As áreas do corpo em que os sintomas se apresentam de forma mais corriqueira são o rosto, os cotovelos, os joelhos, as mãos, os pés e os órgãos genitais.

Acompanhamento emocional

O dermatologista pode orientar o paciente a um acompanhamento psicológico, pois muitas vezes a doença tem um impacto considerável sobre o fator emocional, o que leva a uma baixa de autoestima, inibição social, problemas ao se relacionar, dentre outros.

Além disso, sabe-se que o aparecimento ou a piora da doença pode estar relacionada a fatores emocionais e se o paciente souber lidar melhor com o fator desencadeante do stress, a doença pode melhorar consideravelmente.

Evolução do Vitiligo

A evolução da doença é variável e impossível de ser determinada com precisão. Mesmo se submetendo aos tratamentos, o paciente deve estar ciente de que podem surgir novas áreas despigmentadas, mesmo que algumas áreas afetadas já tenham recuperado a pigmentação ao serem tratadas.

Tratamento

O tratamento é feito com medicações por via oral ou tópica, que inibem a resposta autoimune e tratamentos usando laser e radiação ultravioleta, para estimular a repigmentação.

Existem muitas opções de maquiagem para disfarçar as manchas brancas. Mesmo não se tratando de um tratamento, são recursos indicados quando as manchas afetam áreas importantes para o convívio social, como o rosto, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.